Logotípos

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Cantinho do Presidente- "PROJETO DO 40º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL – FIM DA 1ª FASE"

(10ª Edição)
 
PROJETO DO 40º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL – FIM DA 1ª FASE
Com a realização do 8º Fórum, desta vez em Vila Real (https://www.facebook.com/associacaoapgico), a Apgico completou a 1ª série fóruns, destinados a levar a cabo ações coletivas que possam influenciar o discurso e a prática política, no sentido da reposição dos valores originais do 25 de Abril. Esta série envolveu mais de 300 participantes que, organizados em torno de meia centena de grupos de trabalho, já desenvolveram, ou irão desenvolver, ações que se enquadram no espírito do 40º aniversário.
A metodologia utilizada permitiu que todas as decisões fossem tomadas em conjunto, sem planos pré-definidos nem programas a cumprir que não aqueles que os participantes definiram. Assim, as sessões pretenderam demonstrar que é possível gerar uma participação de grandes grupos na tomada de decisão, em tempo útil e com a implicação de todos.
Tal como em fóruns anteriores, as conclusões e sugestões da sessão do dia 11 concentraram as questões mais importantes que haverá a tratar no futuro: a participação dos cidadãos em decisões para as quais são competentes, ou que os possam afetar; o valor dos projetos locais como expressão mais importante da mobilização democrática; e o empoderamento dos jovens no processo de decisão, em jeito de passagem do testemunho. Não sabendo qual delas é a mais difícil de implementar, temos consciência de que, se nada for feito e esse respeito, o nosso caminho não será de esperança mas de destruição.
Nestas fases iniciais dos projetos, temos consciência de que tudo está preso por cordéis e que as razões para desistir são muito mais fortes do que as para continuar. No entanto, estamos convencidos que, enquanto existir um núcleo duro de entusiastas, os projetos não irão morrer e poderão evoluir para algo importante para as regiões e para o País.
Temos consciência de que os conhecimentos que todos possuímos, neste momento, sobre os sistemas informais de participação democrática, são fracos, e que o caminho da aprendizagem necessária não é fácil nem está isento de retrocessos. No entanto, somos de opinião que a determinação dos núcleos promotores, o apoio das estruturas locais e o conselho avisado dos coordenadores e presidentes poderão originar autênticas maravilhas, em termos de realizações e avanços conceptuais.
É claro que, antecipando o sucesso dos projetos, o que mais desejamos é que nos autorizem a participar na aprendizagem que terá lugar na 2ª Fase do Projeto, em que serão desenvolvidos sistemas participados de tomada de decisão local, que funcionarão como núcleos informais de apoio ao que se encontra formalmente estabelecido.
E como este processo é bem complexo, nada como uma boa ilustração sobre o processo criativo, para descontrair

Sem comentários:

Enviar um comentário