Logotípos

segunda-feira, 17 de março de 2014

Cantinho do Presidente- "AQUILO QUE NOS UNE"- Fórum de Viana do Castelo

(6ª Edição)
AQUILO QUE NOS UNE
Este fim-de-semana tive o privilégio de assistir a um dos eventos levados a cabo pelo Fórum de Viana do Castelo, relativos à comemoração do 40º aniversário do 25 de Abril, decorrente do plano de ação definido durante a sessão realizada em Novembro, no Centro Social da Meadela. Tal como consta no plano de ação então definido (ver ata em http://o25deabrileaeuropa2020.blogspot.pt/), foram desenvolvidas ações relativas ao levantamento das associações juvenis da região, dos “opinion makers” da juventude e do pensamento expresso, sobre o significado do 25A, por jovens de diversas faixas etárias. Com base neste diagnóstico foi construída uma mensagem, que foi depois divulgada por vários meios, nomeadamente as redes sociais. Finalmente, eventos como o que aqui se retrata, estão a ser organizados em vários locais e enquadramentos, sempre com a preocupação de inclusão de associações juvenis como motores principais.
Talvez mais importante que o ter-se conseguido cumprir totalmente o planeado e mesmo mais importante que a organização das comemorações, o que este grupo conseguiu foi gerar um movimento contínuo de vontades que se anima a si próprio, o que não deixa de ser extraordinário nestes tempos de fragmentação social, desânimo e isolamento. Da mesma forma, o grupo foi capaz de fazer com que outros ultrapassem eventuais estigmas ideológicos, ligados ao 25A, captando a adesão de grupos que, em princípio, não iriam aderir à comemoração do 40º aniversário, nomeadamente algumas associações ligadas à Igreja.
Apesar de já não contar com todos os elementos que iniciaram o projeto, enquanto entidades ativas, o grupo manteve a estrutura organizativa (presidente, secretário, promotores do projeto e coordenadores dos grupos), que se reuniu para fazer o ponto da situação, no local onde decorreu o Fórum. Interessante a constatação que, quer os que deixaram de ser ativos, quer outros que nunca tiveram nada a ver com o projeto, falam dele como se fosse seu.
No dizer dos presentes, o que verificaram é que o 25A “não cansa” e que as iniciativas que estão programadas este ano podem constituir a semente de união das pessoas, que poderá ser aproveitada para muitas outras finalidades cívicas e de solidariedade. As redes formadas poderão manter-se e expandir-se de uma forma transversal, mantendo os ideais de Abril como razão para um denominador comum.




Tal como na canção de Rui Veloso, poderemos ter aqui a uma das possibilidades de constatarmos que “muito mais é o que nos une, que aquilo que nos separa
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário